Rogério Mazuad - Odontologia Especializada

Rogério Mazuad - Odontologia Especializada Mapa do site Entre em contato

Rua Desembargador Cronwell de Carvalho - Nº 2030 Jockey Clube (86) 3232-7558 - Teresina / PI

Dicas de Saúde

Tamanho da fonte: A+ A-

Cárie e doença periodontal (gengival)

Data: 09-11-2009

Tanto a cárie quanto a doença da gengiva têm início na formação da "placa bacteriana".

A placa bacteriana é proveniente da higiene oral deficiente, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência. Os alimentos ingeridos vão formando uma camada mole e branca que se adere sobre a superfície dos dentes, essa camada contém muitas bactérias e é denominada "placa bacteriana". Essas bactérias são responsáveis pela manifestação de cárie e doenças gengivais.

A bactéria principal, responsável pela formação da cárie é o Estreptococos do grupo "mutans". As bactérias produzem ácidos à partir do contato com o açúcar que fica depositado sobre os dentes. Esses ácidos atacam a superfície do esmalte dentário provocando cavidades que chamamos de lesões cariosas ou cárie.

As doenças da gengiva aparecem quando a placa bacteriana não é removida através de higiene oral. Essa placa, com o passar do tempo, vai sendo calcificada através da saliva formando o "tártaro". O tártaro vai crescendo e se depositando no sulco entre a gengiva e os dentes, dando início a um processo inflamatório da gengiva, que começa a sangrar e doer. Se o tártaro não for removido, à médio prazo, passa também a comprometer o osso que envolve os dentes, podendo levar à mobilidade e até futura perda dos mesmos.

Portanto, para a manutenção da saúde bucal, é muito importante a visita periódica ao dentista, higiene oral eficiente, dieta com pouco açúcar, uso de creme dental e bochechos com flúor.

Rogério Mazuad - Odontologia Especializada

© Copyright 2009 - Todos os Direitos Reservados a Rogério Mazuad.

Design by IPDesign, implementação e programação Fabrício Souza.